REFORMA TRIBUTÁRIA E SUCESSÃO: O MOMENTO PARA PLANEJAR O FUTURO É AGORA.

A busca por planejamentos sucessórios e patrimoniais está em alta, refletindo uma preocupação crescente das famílias em proteger seu futuro e seu patrimônio.

A promulgação da reforma tributária em dezembro de 2023 trouxe novidades, principalmente em relação ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), o que pode impactar a carga tributária na transmissão de heranças e doações.

Atualmente, os estados têm autonomia para regulamentar a forma de cálculo e cobrança do ITCD, respeitando limites constitucionais. Com a reforma, a principal mudança é a obrigatoriedade de alíquotas progressivas, ou seja, quanto maior o valor dos bens, maior será a alíquota.

Apesar de alguns estados já adotarem alíquotas progressivas, outros deverão fazê-lo em breve. A adoção dessas mudanças só terá efeito no ano seguinte à sua aprovação, o que deve ser considerado nos planejamentos sucessórios.

O contrato de doação é um mecanismo interessante nesse cenário, pois permite a transferência de bens com vantagens tributárias e a antecipação da herança. Além disso, cláusulas como usufruto do doador e restrições ao patrimônio doado ampliam suas possibilidades.

Assim, 2024 se mostra como um momento ideal para avaliar estratégias de planejamento sucessório e patrimonial, aproveitando as condições atuais e as garantias das alíquotas de ITCD vigentes.

Fonte: www.consiglieri.com.br

Tags: