FRENTE A REFORMA TRIBUTÁRIA, COMO FICAM AS HOLDINGS ?

Após 4 décadas em discussão, a Reforma Tributária foi aprovada pela Câmara dos Deputados (PEC 45/2019) e promulgada pelo Congresso Nacional (Emenda Constitucional 132), marcando um momento histórico para o país.

Essa reforma, a primeira ampla sobre o Sistema Tributário desde a década de 1980, visa simplificar o sistema tributário nacional, substituindo cinco tributos por um Imposto de Valor Agregado (IVA) Dual, o que deve reduzir a complexidade e o tempo gasto pelas empresas para gerir e pagar tributos.

Para as Holdings Patrimoniais, a Reforma pode trazer impactos significativos, especialmente no Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), que poderá ter uma tributação progressiva. Isso significa que famílias com um patrimônio maior podem enfrentar uma carga tributária mais elevada.

Diante desse cenário, é recomendável que as famílias que desejam resguardar seu patrimônio comecem a considerar a criação de uma Holding Patrimonial.

A antecipação na constituição e transmissão do patrimônio pode proporcionar uma economia tributária significativa, garantindo previsibilidade no pagamento de impostos, especialmente em relação ao ITCMD.

Fonte: www.consiglieri.com.br

Tags: